Notícias

Alterações aos Ficheiros Saf-T de 2017
Ficheiro Saf-T

Ficheiros Saf-T

Os ficheiros SAF-T são ficheiros em formato XML, que são exportados e entregues até ao dia 20 de cada mês com a informação relativa à faturação, recibos ou guias de transporte.

No próximo dia 1 de julho entra em vigor uma nova versão destes ficheiros, a 1.04_01 e caso o Software de contabilidade não esteja atualizado, pode causar inúmeros problemas às empresas.

O que muda

Em termos de obrigação, todos os sujeitos passivos de IRC que exerçam atividade comercial, industrial e/ou agrícola em território nacional estão obrigados a fornecer esta informação.

A principal mudança passa pelo alargamento da obrigação a todos os sujeitos passivos e não apenas aos que tinham uma contabilidade com meios informáticos. Deste modo, torna obrigatório a adoção de programas informáticos para cumprimento da contabilidade e exportação de ficheiros SAF-T.

Esta nova versão e alterações constituem mais um passo na adoção de tecnologias céleres e da normalização e simplificação dos procedimentos tributários.

Ficheiro Saf-T 2
Penalizações

Penalizações

Caso o Software instalado não tenha a última versão dos ficheiros SAF-T as empresas arriscam-se a várias penalizações legais, com coimas que podem variar entre 200 e os 10.000€.

É importante ter o seu Software atualizado, pois só assim estará sempre prevenido de todo este tipo de coimas.

Outra consequência passa pelo incorreto preenchimento dos anexos A e /ou I do IES o que pode suscitar auditorias tributárias a todas as operações.