Notícias

Simplex acaba com a entrega de IRS para trabalhadores Dependentes
simplex home page

Simplex acaba com a entrega de IRS para trabalhadores Dependentes

A pior altura do ano, para uma grande parte dos trabalhadores, sempre foi a entrega do IRS. Pois bem, o Governo está empenhado em acabar com este quebra -cabeças para os trabalhadores dependentes e, assim, a partir de 2017 já não será necessário entregar IRS.

O Simplex é o serviço da Agência para a Modernização Administrativa que tem como objectivo facilitar a vida dos cidadãos. A medida, que faz parte das 255 medidas do programa Simplex 2016, abrange cerca de três milhões e meio de contribuintes. Este projecto do Governo visa em facilitar a vida dos trabalhadores por conta de outrem, sendo assim, estes não terão de se preocupar com a entrega do IRS já a partir do próximo ano. Para além dos trabalhadores dependentes, também os reformados e pensionistas serão abrangidos por esta medida.

O Governo

Com este sistema, o Governo pretende que a entrega do IRS seja um processo automático. Na plataforma podemos aceder a diversas informações acerca desta medida, que é descrita como:

Acabar gradualmente com a necessidade de entrega da declaração de IRS para os contribuintes que apenas aufiram rendimentos de trabalho dependente (categoria A) e para os aposentados e reformados (categoria H), sendo o imposto a pagar ou a receber calculado com base na informação já disponível pela AT, sem prejuízo da possibilidade de reclamação por parte dos sujeitos passivos.

Simplex Isenção IRS
Autoridade Tributária

Informações

Podemos ainda ler que esta medida está prevista ser implementada a partir do 1º trimestre de 2017. Porém, os trabalhadores continuarão a ter acesso ao sistema de entrega de IRS como forma de confirmarem os seus valores. Nesta nova metodologia, a declaração continua a estar pré-preenchida com os valores dos rendimentos dos trabalhadores dependentes, sendo que o sistema e-facturas providencia a informação acerca das facturas dos contribuintes.
Para já os trabalhadores independentes não foram abrangidos por esta medida.

Para além desta medida, que deverá agradar à esmagadora maioria dos trabalhadores, o Simplex+2016 irá permitir ainda:

  • Uma maior facilidade no processo de contratação nas PMEs;
  • Possibilidade de ter uma senha fiscal na hora;
  • Criação de um balcão digital como forma de dar uma resposta mais eficaz e célere aos imigrantes;
  • Recebimento de SMS no nosso smartphone com informação de que o prazo de validade do nosso cartão de cidadão está prestes a expirar;
  • Extinção do Diário da República em suporte papel, passando a ser digital e mais completo, sendo depois designado de Diário da República Universal.
Vejam todas as medidas propostas pelo Programa Simplex+2016