Notícias

Petya, o novo vírus que está a atacar vários países
Backup 1

Petya, o novo vírus que está a atacar vários países

Nova versão do software malicioso WannaCry, chamada Petya, atacou empresas, bancos e agências de todo o mundo, inclusivamente o governo ucraniano. Em Portugal há ordens para desligar computadores.

Vários bancos e empresas ucranianas, incluindo a distribuidora nacional de eletricidade, estão a ser alvo, de um ataque informático de larga escala.

O que é?

Trata-se de um software malicioso que está a infetar os sistemas informáticos em várias empresas da Ucrânia mas também do resto do mundo, perturbando inclusive as comunicações do Governo de Kiev e o aeroporto da capital ucraniana. O ataque chegou à cadeia de alimentação espanhola Mondelez e ao grupo de agências de comunicação britânico WP, assim como à gigante petrolífera russa Rosneft.

Algumas agências portuguesas do grupo de comunicação WPP receberam ordem para desligar os computadores e os dados móveis dos smartphones.

Ransomware 2
Ransomware WannaCry

O maior ataque informático

Um conselheiro do Ministério do Interior ucraniano, Anton Gerashchenko, disse entretanto que se trata de uma nova versão do software malicioso WannaCry, a que está a ser dado o nome “Petya“. O conselheiro do Governo ucraniano afirma que se trata do ciberataque mais grave da história da Ucrânia.

Em maio, o software malicioso WannaCry esteve no centro do último ataque informático de ransomware (sistema de sequestro de dados informático onde o hacker pede dinheiro em troca) de larga escala, que atingiu mais de 200 mil computadores de cerca de 150 países, inclusive várias empresas de telecomunicações em Portugal.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida ou precisa de uma solução de segurança? - Fale connosco.

Para mais informações envie mail para: marketing@megastock.pt

Mais Informações