Notícias

As novidades que a Apple apresentou na WWDC deste ano
WWDC 2016

WWDC Apple 2016

A WWDC da Apple (The Apple Worldwide Developers Conference), como o próprio nome indica é uma conferência dedicada aos programadores de todo o ecossistema Apple, mas é também o cenário onde a Apple apresenta as suas novidades e tendências anuais para todos os seus produtos. A WWDC deste ano não foi excepção, a Apple deu a conhecer as novidades planeadas para as novas versões dos seus sistemas operativos.

Watch OS 3

O sistema operativo do Apple Watch lança a sua terceira versão e traz algumas melhorias face à versão anterior.
As aplicações demoram agora menos tempo a ser lançadas, isto acontece porque, ao contrário do que acontecia na versão anterior, as aplicações não necessitam que a informação seja sincronizada pois agora as mesmas poderão ser guardas em memória e receber informação em background, diminuindo em segundos o tempo de lançamento das aplicações.

Existe a possibilidade do utilizador guardar as suas aplicações favoritas e, com um simples swipe elas aparecem.

Há ainda novas faces de relógio e, para além do Mickey, surge agora a Minie, com várias cores e formas. A mudança de faces de relógio pode também agora ser alterada com um simples swipe.

A aplicação de registo de actividade física está agora melhorada, pois permite a partilha de dados com outros utilizadores.

O Apple Watch tem agora também a possibilidade de fazer chamadas de emergência, para pedir apoio, com um simples toque no botão, e assim fazendo uma chamada para os serviços de apoio (112).

Apple WatchOS 3
Apple Tv

Tv OS

A Apple TV e o seu sistema operativo também foram melhorados. A maior novidade é a existência de uma aplicação para iPhone de forma a poder controlar a Apple TV sem necessitar do comando.

A Siri está mais inteligente na pesquisa e pode agora interagir com aplicações. O Youtube é um exemplo de uma aplicação onde a Siri pode pesquisar e devolver vídeos aos utilizadores, dentro do contexto da pesquisa realizada.

O TvOS tem agora um modo nocturno, em que a interface é negra e ajustada a situações de pouca luminosidade.

iOS 10

O iOS 10 foi o sistema operativo onde a Apple dedicou mais tempo e desenvolvimentos.

A décima versão do iOS está mais apelativa a nível gráfico, nomeadamente no ecrã principal e no ecrã de bloqueio. Houve um cuidado extra em dar a acesso a mais informações nos widgets, que suportam agora vídeo e outras informações.

A Siri passa a estar plenamente integrada com o teclado e consegue prever grande parte as respostas, olhando apenas para a conversação e para a formação adicional que tem. A Siri passa também a estar aberta aos programadores, que podem assim integrá-la nas suas aplicações dando-lhe acesso a todas as informações que existem nas aplicações.

O Messenger está mais apelativo, com novas animações e novas formas de partilhar mensagens, mais pessoas e mais dedicadas.

A aplicação de fotografias tem agora a inteligência virtual ao seu dispor, conseguindo interpretar, reunir e usar a informação que recolhe das imagens, criando novas categorias.

As imagens passam a ser exibidas num mapa e têm agora reconhecimento facial, podendo estas serem agrupadas e organizadas. Este reconhecimento é alargado a outros elementos e situações. Toda esta computação é feita localmente e sem passagem de informação para fora dos equipamentos, respeitando a privacidade dos utilizadores.

Também o serviço de música da Apple foi totalmente redesenhado e ajustado ao que os utilizadores necessitam.

De realçar que esta versão já não será suportada no iPhone 4S.

iOS 10
MacOS Sierra

mac OS Sierra

O caso do sistema operativo de desktop da Apple recebeu actualizações e um novo nome, ao contrário das versões anteriores que se chamavam OSX passou agora a chamar-se MacOS, esta mudança traz uma aproximação aos restantes sistemas operativos da Apple.

Não só do nome se fez este novo sistema operativo, possui também algumas novidades relevantes. A Siri é a primeira novidade, ela vai dar aos utilizadores a presença da assistente pessoal em todos os momentos. Não se limitará a responder a questões, mas dará acesso a todo um mundo de informação que até agora tinha de ser pesquisado manualmente.

Outra novidade é a possibilidade de desbloquear este sistema apenas com a proximidade de um iPhone ou de um Apple Watch. Existe ainda um copy/paste universal, que transporta para todos os dispositivos o que foi copiado noutro.