Controle de Acessos

Aumente a segurança da sua empresa

A procura pela segurança pessoal e patrimonial é cada vez mais um desafio para as empresas.

 

Grande parte dos espaços corporativos requer um ambiente monitorizado para que seja possível controlar e organizar o fluxo de colaboradores, fornecedores, parceiros e demais pessoas que circulam pelo local.

 

Um dos métodos mais utilizados para garantir a segurança é a tecnologia de controle de acesso, que permite a entrada apenas de pessoas autorizadas em diferentes lugares – como salas de reunião, elevadores, estacionamentos e demais ambientes – por meio de processos de autenticidade, autorização e auditoria.

 

Essa tecnologia é aplicada principalmente em empresas, universidades, aeroportos e ginásios, ou seja, locais com grande fluxo de pessoas e também com acesso restrito.

 

Porém, nem todos os tipos de controle de acesso são adequados para os diferentes modelos de organizações. Assim, para determinar qual a melhor opção, é preciso ter em conta qual o segmento da empresa, as áreas que deverão ser monitoradas e o perfil do público.

O controlo de acesso por meio da biometria é uma das técnicas que oferece segurança de maneira amigável, rápida e precisa, e que está a ganhar cada vez mais destaque no universo corporativo.

Essa tecnologia permite um alto nível de segurança pelo facto de conter características próprias e exclusivas de cada ser humano para a identificação, reduzindo em 99% as possibilidades de fraudes e falsificações, já que é praticamente impossível clonar características biológicas.

A autenticação do indivíduo pode ser realizada por meio do reconhecimento facial, de voz, escrita, impressão digital ou leitura da íris.

A biometria pode atender aos diversos tipos e tamanhos de empresas, sejam elas ginásios, aeroportos, indústrias ou faculdades, já que atraem o público pelo facto de reduzirem problemas como o esquecimento de senhas e cartões, além de ser também uma maneira de recolher diversas informações.

Outra forma de substituir cartões e senhas para acessos é por meio dos próprios telemóveis.

Uma tecnologia denominada Near Field Communication (NFC) permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos – é preciso apenas aproximar o telemóvel ao equipamento.

Também conta com uma fácil utilização, já que é preciso apenas descarregar uma aplicação que tratará da conversão diretamente com o leitor de acesso ao ambiente.

O acesso por meio de cartão é atualmente o mais comum nas empresas, já que os cartões podem ser de acesso geral, isto é, não incluir informações pessoais ou individuais.

Esta técnica garante segurança e agilidade, já que cada pessoa pode ter o seu determinado cartão, sendo também um meio de mapear informações das pessoas que estão a circular num determinado local.

Uma outra tendência é a combinação dos diferentes acessos. Muitas empresas estão a utilizar o controle de acesso juntamente com o controle biométrico, de modo a que o indivíduo necessite de estar com o seu cartão, mas também deve posicionar o seu dedo no leitor. Esta é mais uma forma de garantir segurança e confiabilidade nas organizações.

Fale Connosco