A Obrigatoriedade da Fatura Eletrónica

Conheça as Novidades

A Obrigatoriedade da Fatura Eletrónica

O ano de 2020 marca o ponto de partida para a implementação da faturação eletrónica nos contratos públicos.

A partir deste ano, qualquer entidade pública ou empresa do setor privado fornecedora do Estado, deverá implementar um sistema de faturação eletrónica, de forma a garantir o cumprimento da lei, imposta pela Diretiva Europeia 2014/55/EU.

Esta diretiva veio uniformizar os meios e as normas de faturação utilizados nos contratos públicos em todos os países membros da União Europeia, realizando a obrigatoriedade da faturação eletrónica.

 

 

A norma europeia para a Faturação Eletrónica

 

Além de fortalecer e facilitar relações comerciais, a norma europeia para a faturação eletrónica, definida pelo Comité Europeu de Normalização (CEN), teve como principal objetivo implementar a digitalização de processos administrativos, em toda a extensão da União Europeia.

Esta norma, caracterizada pelo estabelecimento de parâmetros comuns à faturação eletrónica, veio padronizar a sua emissão, quer a nível semântico quer a nível da sintaxe. Isto significa que, tanto a informação contida nas faturas emitidas como o formato utilizado para as transmitir, devem estar em concordância com os pontos definidos pela CEN, de forma a criar consistência na concretização de trocas comerciais entre países membros.

Business-to-Government: E-Invoicing nos Contratos Públicos

 

Em Portugal, o Código de Contratos Públicos estabelece a obrigação legal de realizar o fornecimento de bens e serviços às entidades públicas com recurso à faturação eletrónica (E-Invoicing). Ou seja, qualquer empresa nacional com relações comerciais com o Estado Português ou entidades públicas está, invariavelmente, obrigada à emissão, transmissão e recessão de faturas num formato eletrónico estruturado.

 

Muito mais que uma fatura em formato digital!

 

Uma fatura eletrónica não é apenas uma fatura em formato digital. De acordo com a norma definida pelo CEN, para além de obedecer a uma estrutura standard exigente, a fatura eletrónica deve ser emitida e enviada através de um software especializado e certificado, limitando o seu percurso digital à distância compreendida entre o sistema de faturação do vendedor e o sistema de gestão do comprador.

 

2020: O Ano da Faturação Eletrónica

 

Todos os organismos administrados, de forma direta, pelo Estado Português já se encontram obrigados a utilizar faturação eletrónica nos contratos públicos desde 18 de abril de 2019 e o mesmo acontece com todos os institutos públicos.

De forma a garantir a adesão correta a esta medida, os organismos da administração local, associações públicas, fundações e outras entidades têm até 18 de abril de 2020, para efetivar o cumprimento da lei.

 

Já no setor privado, 2020 é o ano!

Todas as empresas com mais de 250 funcionários e 50 milhões de euros de faturação deverão, obrigatoriamente, emitir faturas eletrónicas nas trocas comerciais com entidades do Estado até 17 de abril deste ano.

Micros, pequenas e médias empresas têm até dia 31 de dezembro de 2020 para garantir o cumprimento da lei.

ADIRA JÁ À FATURAÇÃO ELETRÓNICA COM UMA SOLUÇÃO SIMPLES E DE CONFIANÇA

 

Sendo ainda considerável o número de processos e stakeholders envolvidos na implementação de um projeto de faturação eletrónica, é provável que a operacionalização de um software especializado seja demorada.

Por isso, é imperativo que tanto as Entidades Públicas, como os seus fornecedores comecem já a adotar uma solução tecnológica para a emissão de faturas eletrónicas que lhes garanta o cumprimento da Diretiva.

Com a solução de faturação eletrónica da PRIMAVERA integrada no ERP é possível garantir o cumprimento de todos os requisitos e obrigações impostos pela lei, ao mesmo tempo que acelera os processos administrativos relacionados com o tratamento de documentos comerciais.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.