As maiores tendências para a gestão em 2019

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As maiores tendências para a gestão em 2019

A entrada num novo ano é sempre uma altura fulcral para fazer balanços. É importante celebrar as ocasiões em que fomos bem-sucedidos, analisar aquelas em que falhámos e perceber ainda onde há margem para progredir. Para garantir que o seu negócio continue em crescente, é importante estar a par das novidades e implementar novas táticas e ferramentas tecnológicas. Mostramos-lhe, por isso, algumas das tendências para a gestão de pessoas e empresas às quais deve prestar atenção em 2019.

RGPD 1

Trabalho remoto

O trabalho remoto é uma realidade cada vez mais presente nas empresas de hoje em dia. Independentemente de ser em regime freelancer ou com um vínculo contratual, o número de pessoas que trabalha à distância ou a partir de casa tem vindo a aumentar nos últimos anos. Esta tendência tem vindo a crescer devido a vários motivos. Se da perspetiva dos colaboradores, a principal razão é a expectativa de um estilo de vida mais flexível, sem horas perdidas no trânsito entre casa e o trabalho. No caso das empresas, destaca-se a oportunidade de recrutar talentos em qualquer parte do mundo e a redução dos custos inerentes a um posto de trabalho físico.

Em Portugal, contudo, o número atual de trabalhadores remotos é desconhecido. Os dados mais recentes reportam a 2016 e, nessa altura, contavam-se apenas 851 casos. Muito atrás dos mais de 18 milhões de cidadãos europeus que trabalham em regime de teletrabalho, de acordo com dados revelados pelo jornal Expresso.

Nuvem e mobilidade

O trabalho remoto certamente que não se adapta a todas as áreas de negócio. De qualquer forma, é sempre viável executar algumas tarefas à distância ou consultar documentos através de dispositivos móveis, enquanto estamos em viagem ou fora do escritório, é cada vez mais uma necessidade transversal a vários setores de atividade.

Segundo um estudo que avalia o estado da mobilidade das empresas em 2018, cerca de 80% dos gestores inquiridos considerou que os colaboradores não conseguem executar as suas tarefas de forma eficiente sem um smartphone, e cerca de três quartos responderam que a utilização de dispositivos móveis é essencial aos processos de negócio.

E já existem soluções de sistemas de gestão empresarial (ERP) preparados para dispositivos móveis, que permitem aos gestores aceder, a partir de qualquer lugar, a informação exata e fidedigna para poder tomar decisões rápidas e seguras.

RGPD 2

Self-service: maior autonomia para os colaboradores

Os gestores de equipas e o departamento de Recursos Humanos, acabam por ver a sua produtividade limitada devido a muitas vezes terem de resolver uma quantidade excessiva de micro tarefas, aperar de serem indispensáveis ao bom funcionamento da empresa.

Muitas dessas tarefas podem, no entanto, ser transferidas para os próprios colaboradores através da utilização de plataformas em modo self-service. Da gestão de faltas, horas extras e férias à atualização da sua informação pessoal, estas ferramentas conferem uma elevada autonomia aos colaboradores e permitem maior agilidade na resolução das suas necessidades. Ao mesmo tempo, contribuem para aumentar a eficiência do departamento de Recursos Humanos e simplificam a gestão de pessoas.

Plataformas colaborativas

Independentemente da dimensão ou área de atividade da empresa, é importantíssimo existir uma boa comunicação interna e externa. Com a evolução constante das tecnologias e da internet, que suporta plataformas colaborativas de trabalho, o crescente número de trabalhadores remotos e a dispersão de equipas em vários pontos do país ou do globo deixou de ser um problema para a gestão de Recursos Humanos.

Usar uma plataforma colaborativa online possibilita aos utilizadores registar e partilhar informação e documentos, onde quer que estejam, debater ideias e coordenar esforços, bem como gerir as suas tarefas e consultar a evolução dos projetos em curso. Para as empresas, apostar neste tipo de ferramentas, não só agiliza o trabalho das equipas e aumenta a produtividade, como contribui para reforçar a visão e valores da organização entre os vários colaboradores.

Agora que já conhece as tendências para a gestão de pessoas e empresas em 2019, está a pensar em implementar alguma delas no seu negócio?

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