Cuidados a ter Além do Antivírus

Cuidados a ter Além do Antivírus

Nos dias que correm um bom antivírus não é 100% eficaz e é preciso o próprio utilizador ter alguns cuidados para prevenir todos os ataques a que estamos expostos na Internet.

Só no novo mundo do ransomware, existem mais de 50 famílias e não existe um algoritmo universal para combater estas ameaças.

É necessário adotar alguns comportamentos de segurança para estarmos mais seguros.

 

Mensagens de E-mail

 

O e-mail é usado como a principal via de infeção até ao momento.
Dois exemplos de métodos mais utilizados para a propagação são:

  • E-mail, aparentemente dos CTT, em que é anexado um ficheiro dos seguintes tipos: Carta_registada_<número aleatório>.zip\Carta_registada_<número aleatório>.exe
  • E-mail cujo assunto é “My Photo” e em que o conteúdo é “My new photo, send u photo : )”, em que é anexado um ficheiro “my_new_photo” seguido de um número aleatório e extensão .zip

 

Se alguém da empresa receber um destes e-mails, deverá apagá-lo imediatamente.

 

Outros Cuidados

 

Evite o download de ficheiros cujas hiperligações estejam indicadas no corpo do e-mail e que não pertençam a remetentes de confiança.

Caso tenha dúvidas, reavalie o e-mail e verifique na mensagem se existem caracteres estranhos ou erros ortográficos demasiado descarados, como por exemplo a letra “ç” substituída por “c” ou a não utilização de acentuação, como por exemplo o til “~”.

Caso seja este o caso, não abra os anexos ou clique nas hiperligações.

Os ficheiros maliciosos ocultam o tipo de extensão que têm e, por vezes, tentam enganar colocando o nome de extensões confiáveis no nome do ficheiro. Para ter toda a visibilidade do tipo de extensão real do ficheiro, deve habilitar a opção “Extensões de nome de ficheiro” no separador “Ver” no explorador de ficheiros.

Ter sempre cópias de segurança atualizadas (backups), tanto no computador como nas unidades de  armazenamento externas (pen’s, discos externos, etc.). Manter todo o software atualizado para se proteger de infeções, como por exemplo páginas que utilizam Web Exploit Kits e aproveitam-se de vulnerabilidades do navegador Java, Flash, Adobe Acrobat, etc.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.